
O psicólogo organizacional esta preocupado em estudar e atuar como facilitador da interação entre pessoas e coordenações, colaborando para o desenvolvimento de ambas. Ainda, é responsável por interferir nas metodologias de trabalho, na cultura organizacional, nos intercâmbios comunicativos entre muitos outros fatores da realidade institucional.
.
Entrevista realizada por mim e por algumas colegas de faculdade. Esta entrevista foi apresentada em sala, com o intuito de que trouxemos para a turma um pouco da realidade do profissional que atua na área Organizacional. Esta, foi realizada em 2008, quando eu ainda fazia parte de outra intituição de Psicologia, diferente da que participo atualmente.
.
• Por que você escolheu essa área?
Na sociedade, atua três áreas diferentes da Psicologia, que de alguma forma se intercalam a saber: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Psicologia Organizacional. Porém, sempre me identiquei mais com a Organizacional.
.
• Qual a clientela que atende?
Na Psicologia Organizacional, realizo consultoria em empresas. Por exemplo, já há alguns anos atendo e acompanho funcionários de uma empresa de telefonia e copiadora.
.
• Quais as atividades que desenvolve?
Realizo trabalho de suporte para melhorar a saúde do trabalhador, no que tange os relacionamentos interpessoais, aperfeiçoamento e incentivo a capacitação profissional, intervenções em equipes de trabalho, seleção de pessoal, dinâmicas de grupo, idealização e aplicação de projetos para humanizar as relações na empresa, atividades de integração e outras.
.
• Quais os métodos e técnicas que utiliza?
Minha orientação é Psicanalítica, mas para atuar em empresas me aproprio de algumas técnicas do Psicodrama, Gestalt Terapia e Terapia Cognitiva Ocupacional.
.
• Como é o ambiente de trabalho?
Muito tranqüilo, até porque tenho o facilitador de não ser funcionária da empresa, o que me permite atuar de forma mais incisiva quando necessário.
.
• Há interação com outros profissionais?
Sempre. Se não existe troca , parceria, não se pode desenvolver uma proposta de trabalho. Todos devem estar comprando a proposta. Funcionamos como um sistema.
.
• Há interação com outros psicólogos?
Não, o setor se resume a minha pessoa.
.
• Como está o campo de trabalho na área que você trabalha? Saturado? Carente? Estabilizado?
Aqui em Salvador, percebo que existe um campo em ascensão na área da Psicologia Organizacional, até porque existe um grupo de profissionais renomados na área, ligados à UFBA que produzem e pesquisam muito material sobre a área. Também percebe-se que, cada vez mais, a preocupação com a saúde dos trabalhadores de forma integral e à preocupação com a humanização das relações de trabalho nas organizações.
.
• Quanto ganha o profissional?
Penso que na área de consultoria é bem mais remunerado e por outro lado a cobrança nos resultados é grande. Para mim é complicado falar de valor correto, varia de acordo com o contrato estabelecido.
.
• Você se sente realizado profissionalmente?
Sim, amo ser psicóloga.
.
• Qual a importância do seu trabalho na sociedade?
Por atuar em várias áreas da Psicologia, e saber que sou agente de mudanças, a importância do meu trabalho é significativa para a sociedade.
.
• Utiliza-se de técnica para se restabelecer emocionalmente depois dos atendimentos?
Não.
.
• Que outras possibilidades este campo de trabalho oferece a psicólogos?
Múltiplas possibilidades. Vai depender da demanda da demanda que se encontrar nas organizações de trabalhos que solicitarem sua intervenção.